VII Simpósio Brasileiro de Engenharia Física

No dia dois de novembro a XBot participou do VII Simpósio Brasileiro de Engenharia Física (VII SBEF), realizado pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) na cidade de Dourados – MS. A proposta foi motivar os estudantes a utilizarem a robótica como uma ferramenta extra para lapidar os conhecimentos adquiridos durante a graduação e interagir com estudantes de outras áreas.

Como se tratar de uma área relativamente nova no Brasil, a Engenharia Física ainda é pouco conhecida pela população. Isso ocorre por ser uma linha de atuação que não se limita as fronteiras das ciências exatas e as engenharias tradicionais. Por outro lado, no mercado de trabalho esse profissional estará constantemente em contato com os mais diversos profissionais e segmentos tecnológicos. Falando em tecnologia, dificilmente podemos citar outra área tão diversificada e multidisciplinar quanto a robótica.

Assim, nosso representante, Felipe Antunes, também estudante do curso de Engenharia Física pela UFSCar, abordou não somente temas corriqueiros na área, tais como projetos de hardware e software, mas também novas tecnologias em ciências dos materias que potencializam ainda mais o estudos relacionados a robótica. Mostrou-se os conceitos e desafios envolvidos na robótica móvel com os alunos de Engenharia Física, que compartilham este mesmo cunho multidisciplinar.

Entre os alunos participantes, principalmente da UFRGS, UEMS, UFGD e UFSCar, entre outras universidades da região, teve-se como retorno o notável interesse por englobar o estudo de robótica no cotidiano universitário e poder representar tais universidades em competições do gênero, que a cada ganho ganha mais adeptos pelo Brasil.