RoboDeck é tema de mestrado

A plataforma RoboDeck foi lançada em 2010 com foco na área de pesquisa. Seu objetivo foi apoiar os professores e orientadores no direcionamento e execução de trabalhos de pesquisa envolvendo temas como robótica móvel, processamento de sinais, sistemas autônomos, algoritmos de inteligencia artificial, entre outras áreas de pesquisa.

Os primeiros frutos começam a surgir, no mês de novembro ocorrerá a qualificação de mestrado do aluno Guilherme Orlandini de programa de pós-graduação em ciëncia da computação, da Faculadde de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). O aluno sob orientação do Prof. Dr. Luiz Eduardo Galvão Martins, apresentará o trabalho intitulado: “Desenvolvimento de Aplicativos de visão computacional para robô móvel autônomo”. A composição da banca de avaliação será composta além do orientador, pelos professores: Dr. Plinio Roberto Souza Vilela e Dr. Antonio Valerio Netto.

O objetivo do trabalho é o desenvolvimento de aplicações utilizando técnicas de visão computacional e a integração destas aplicações com o MAP (módulo de alta performance) do RoboDeck; provendo ao robô a capacidade de realizar algumas tarefas com certo grau de autonomia. As tarefas que o RoboDeck realizará com o apoio de tais aplicativos estão ligadas a navegação em ambientes internos estruturados por meio do reconhecimento de sinais. Palavras-chave: Visão computacional, OpenCV, Robótica móvel inteligente e RoboDeck.