Projeto de pesquisa utilizando RoboDeck é destaque na área de transporte

O 1º Encontro do Fundo Setorial de Pesquisa em Transportes Terrestres e Hidroviários foi parte integrante das atividades de realização do XXVII ANPET – Congresso de Ensino e Pesquisa em Transporte, que ocorreu de 04 a 08 de novembro em Belém do Pará, tendo a ANPET – Associação Nacional de Pesquisa e Ensino e Transportes, presidida pelo Prof. Dr. Márcio de Almeida D´Agosto, da COPPE/UFRJ, como Instituição Executora. Neste evento, o projeto de pesquisa intitulado “Sistema de controle, navegação e roteirização aplicado à veículos autônomos” foi exposto. O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Edvaldo Simões da Fonseca Junior, do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP.

O objetivo desse projeto é desenvolver e avaliar um sistema de gestão de frota de veículos autônomos que englobe desde o sistema de controle e navegação automática (com posicionamento acurado) de cada plataforma até o planejamento logístico de rotas, de maneira que os veículos visitem um conjunto de pontos de interesse de forma segura e otimizada. Para que se possa atingir o objetivo principal, as seguintes etapas foram desenvolvidas:

  1. Desenvolvimento de um sistema de controle aplicado aos veículos;
  2. Desenvolvimento do sistema de navegação baseado no posicionamento absoluto com GNSS, com monitoramento remoto em tempo real;
  3. Desenvolvimento de um sistema de planejamento de rotas distribuído baseado na metaheurística algoritmo genético;
  4. Implantação do sistema de navegação ao sistema de controle nos veículos terrestre de pequeno porte, viabilizando a capacidade de navegação automática;
  5. Desenvolvimento de um sistema de monitoramento e instrução para a estação de monitoramento;
  6. Aprimoramento da qualidade do posicionamento dos veículos aplicando-se o método escolhido, DGPS ou RTK.
  7. Estudo do desempenho dos veículos em ambientes urbanos.

Para o desenvolvimento do projeto e testes práticos, os veículos serão de pequena dimensão. Diante disso, foi escolhida a plataforma ROBODECK para realizar o projeto. Trata-se de uma plataforma que possui alta versatilidade e pode se mover em ambientes externos. Além disso, é possível acoplar diferentes sensores nessas plataformas (além do GNSS), o que dá a possibilidades de viabilizar pesquisas futuras. O projeto em questão gerou duas defesas de dissertações de mestrado:

Título: Veículos autônomos de transporte terrestre: proposta de arquitetura de tomada de decisão para navegação autônoma
Autor: Rodrigo de Souza Pissardini

Título: Método de desvio de obstáculos aplicado em veículo autônomo
Autor: Daniel Chin Min Wei

Maiores informações podem ser encontrado no site: Anais do 1º EFST