SIDEBAR
»
S
I
D
E
B
A
R
«
KID Driver

O programa KidDriver é uma interface gráfica que permite ao programador conduzir o Robô Kid através das setas do teclado do computador. Para utilizar este programa é necessário, antes de tudo, fazer o upload do programa Kidmanual.HEX para o robô.

Este programa tem como função fazer a comunicação entre o PC e o robô, controlando a informação de atuação dos motores e atualizando os sinais enviados para os motores. Para controlar o Robô é necessária a ligação serial permanente entre o computador e o robô.

Gravação

Para fazer gravação do .Hex do programa manual, o usuário deverá utilizar o programa KID GRAVADOR. O processo de gravação é o mesmo descrito neste link, com exceção do arquivo a ser enviado, que deverá ser o kidmanual.HEX.

kidm

Quando aparecer a mensagem “Code has been downloaded”, o robô poderá ser desligado assim como o interruptor de programação.  Para que o robô execute o programa, basta ligar o interruptor geral.

Ao final, feche o programa KID GRAVADOR para não gerar conflitos no uso da COM.

Configuração do Programa

Para utilizar o programa controle manual do Robô KID, o usuário deverá utilizar o programa Kid Driver. Quando aparecer a interface de visualização, é necessário escolher a porta Serial que vai ser utilizada, como podemos ver na figura abaixo.

kidm2

Depois de escolher a Porta Serial, o usuário deverá escolher qual o incremento\decremento da velocidade.

O robô KID aceita valores de velocidade entre 0 e 254, por motor. Quando o valor for 0 (zero) o robô andará para trás, 254 o robô andará para a frente e o valor 127 o robô ficará parado.

Temos que atentar a existência de uma grande zona morta nos motores o que vai influenciar no arranque dos motores. Os motores geralmente têm uma zona morta de 50 valores em torno de 127. Não se deve deixar o robô parado com valores diferentes de 127, já que nesse caso o robô apesar de estar parado, continua consumindo muita corrente.

Após a escolha da Porta Serial e do incremento de velocidade, o usuário deverá clicar na opção “Iniciar”.  Ligue o robô, com o interruptor de programação desligado. Surgirá uma janela de controle do robô, como na figura abaixo.

kidm3

 Modo de Condução

Para conduzir o robô deve-se utilizar as teclas do cursor do teclado.  Ao utilizar a tecla para frente o valor que foi definido no campo de incremento\decremento da velocidade será enviado para os motores e será incrementado o valor definido a cada vez que clicar na tecla. Para trás o mesmo valor citado acima é decrementado.

Quando apertar na tecla para a direita, o valor da roda da direita é decrementado e o valor da roda da esquerda é incrementado. Para a esquerda ocorre o inverso, ou seja, o valor da roda direita é incrementado e o valor da roda esquerda é decrementado.

Para parar o robô deverá apertar na barra de Espaço, o valor de ambos os motores passará imediatamente para 127, como vista anteriormente, é o valor que corresponde ao motor parado.

Para Sair da tela de controle o programador deverá apertar a tecla “q”.


Leave a Reply

http://www.xbot.com.br/help_kid_kidball/?page_id=498You must be logged in to post a comment.

»  Substance:WordPress   »  Style:Ahren Ahimsa
© XBot – Robótica para Educação, Pesquisa e Entretenimento © 2008/2013