SIDEBAR
»
S
I
D
E
B
A
R
«
Bloco “Início do Programa”

Quando se inicia a construção do programa, há um bloco “início do programa” no qual é possível configurar as entradas e saídas do microcontrolador. Esse bloco já vem configurado para as entradas e saídas do Kid, sendo necessário modificá-lo apenas no caso de modificações no hardware.

inicio1

 Para definir as entradas e saídas, deverá clicar no botão esquerdo no bloco. 

Para poder utilizar uma porta de entrada analógica deverá marcar neste quadro qual a porta onde se encontra ligado o dispositivo analógico. Por exemplo, se ligar um detector de distância analógico no pino 1 do PortA e um sensor analógico de temperatura no pino 3 do PortA, deverá marcar o quadrado à frente das entradas analógicas correspondentes, tal como se mostra na figura.

inicio2

No caso das entradas/saídas digitais basta, para cada pino, identificar e selecionar quais correspondem às entradas e quais correspondem às saídas. O usuário poderá a qualquer momento alterar novamente a configuração das entradas e saídas, bastando voltar a clicar no mesmo local.

As 15 variáveis auxiliares (V0 a V9 e N1 a N5) inteiras (0 a 255), são variáveis para a exclusiva utilização do programador. Este poderá utilizar estas variáveis como contadores e valores de nível para os vários sensores analógicos ou como variáveis de sistema que permitem armazenar valores de entradas analógicas. No menu de configuração é possível pré definir os valores iniciais destas variáveis. Exemplo: na figura, V1 é configurada inicialmente como tendo o valor 12, V2 o valor 200, todas as outras variáveis auxiliares são configuradas com o valor 0.

Quando acabar de configurar as entrada/saídas poderá começar a criar o programa, inserindo os vários blocos disponíveis.


Leave a Reply

http://www.xbot.com.br/help_kid_kidball/?page_id=410You must be logged in to post a comment.

»  Substance:WordPress   »  Style:Ahren Ahimsa
© XBot – Robótica para Educação, Pesquisa e Entretenimento © 2008/2013