SIDEBAR
»
S
I
D
E
B
A
R
«
Como funciona a programação?

Para programar utilizando o software do Kid o usuário utilizará os blocos que estão disponíveis na aba superior do programa. O ambiente do software é apresentado na figura abaixo.

areasoftware

Vamos agora descrever cada uma delas:

  • Menu do Programa: menu responsável pelas funções do programa como por exemplo, abrir, salvar, imprimir, copiar, colar, etc..
  • Menu Rápido: menu com algumas da funções do Menu do Programa, porém acessados de uma forma mais rápida.
  • Menu de Blocos: neste menu encontramos os blocos necessários para fazer a programação.
  • Início da Programação e Configuração Inicial: neste ponto é onde se inicia o programa, ou seja, é a partir deste ponto que será inserido os blocos, e também é aqui que deverá ser feita algumas configurações iniciais da programação em blocos e que será visto mais adiante.
  • Área de Programação: esta é a área onde serão inseridos os blocos.

O programa a criar deverá obedecer aos seguintes princípios:

  1.  O ciclo do programa será sempre de cima para baixo, o ciclo começa pelo bloco imediatamente abaixo do bloco de início do programa, Inicio do Programa;
  2. Caso não exista nenhuma comparação o bloco seguinte a ser executado é o bloco logo abaixo;
  3. Caso exista uma comparação, existem duas hipóteses:
    1. Verifica-se a condição: Caso se verifique a condição imposta no bloco de comparação, o próximo bloco a ser executado é o bloco logo abaixo deste.
    2.  Não se verifica a condição: Neste caso, o bloco a ser executado é o bloco imediatamente à direita da comparação. Este poderá ser uma nova comparação ou simplesmente não existir. No caso de não existir nenhum bloco à direita, é considerado como ciclo terminado e é iniciado um novo.
  4. Quando não existirem mais blocos por baixo, o ciclo termina e é iniciado um novo.

Leave a Reply

http://www.xbot.com.br/help_kid_kidball/?page_id=283You must be logged in to post a comment.

»  Substance:WordPress   »  Style:Ahren Ahimsa
© XBot – Robótica para Educação, Pesquisa e Entretenimento © 2008/2013