SIDEBAR
»
S
I
D
E
B
A
R
«
Resistores Kid Ball

Após a montagem dos díodos dê início à montagem das resistências. Identifique as resistências fornecidas utilizando o código de cores apresentado padrão de resistores.

resistores1

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Para identificar corretamente o valor dos resistores deverá ser seguido o seguinte procedimento:

  • A primeira cor corresponderá ao valor da dezena;
  • A segunda cor corresponderá ao valor da unidade;
  • A terceira cor corresponderá a um fator multiplicante;
  • E por último, a quarta cor é a faixa de tolerância (prateada de 10% e dourada de 5%). A tolerância representa a faixa de erro que o valor nominal do resistor pode ter.

Obs.: A cor preta nunca poderá estar na primeira faixa. Portanto de 1 a 10 ohm é duplicada a quarta faixa na terceira.

Exemplo:

resistor200k

Uma maneira simples de identificar qual é a primeira faixa é  identificar a quarta faixa e começar pelo lado oposto. Neste exemplo temos portanto vermelho-preto-amarelo-dourado. Comparando com a tabela, obtemos:

(20+0)x10.000 = 200.000 ou 200K Ω (Ohm)

Como a faixa final é dourada, haverá 5% de tolerância, ou seja, o valor real do resistor estará entre 190K Ω e 210K Ω.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

  • Identifique as 8 resistências de 10KΩ (marrom, preto, laranja e dourado), estas resistências deveram ser soldadas nos locais identificados por RR1, RTR0, RTR1, RTR2, RTR3, RTR4, RTR5 e RTR6, como mostra a figura abaixo.

resistores2

  • Identifique as 2 resistências de 1Ω (marrom, preto, dourado e dourado). Estas resistências deverão ser soldadas nos locais identificados por RSN1 e RSN2.
  • Identifique a resistência de 3.3KΩ (laranja, laranja, vermelho e dourado). Esta resistência deve ser soldada no local identificado por RA1.
  • Identifique as 6 resistências de 1.5KΩ (marrom, verde, vermelho e dourado). Estas resistências deverão ser soldadas nos locais identificados por RDU1, RDU2, RDU3, RDU4, RDU5 e RDU6. A figura abaixo mostra como deverá ficar a placa após esta montagem.

resistor3

  • Identifique as 6 resistências de 1.3KΩ (marrom, laranja, vermelho e dourado). Estas resistências deverão ser soldadas nos locais identificados por RDL1, RDL2, RDL3, RDL4, RDL5 e RDL6.

resistores3

  • Identifique as 2 resistências de 1KΩ (marrom, preto, vermelho e dourado). Estas resistências deverão ser soldadas nos locais identificados por RC1, RC2.

resistores4

  • Identifique as 2 resistências de 33Ω (laranja, laranja, e dourado). Estas resistências deverão ser soldadas nos locais identificados por RS0e RS6. Não deverá soldar nenhuma resistência em RS1, RS2, RS3, RS4 e RS5.

kidball

  • Finalmente solde o pack de resistências de 10KΩ na placa. Não se esqueça de identificar o pino 1 na placa, este é representado por um quadrado e encontra-se localizado ao lado das letras RN1. Monte o pack de resistências em RN1.

resistores5

Após a montagem de todas as resistências o circuito deverá ficar com o aspecto da figura abaixo.

kidb2


Leave a Reply

http://www.xbot.com.br/help_kid_kidball/?page_id=244You must be logged in to post a comment.

»  Substance:WordPress   »  Style:Ahren Ahimsa
© XBot – Robótica para Educação, Pesquisa e Entretenimento © 2008/2013