SIDEBAR
»
S
I
D
E
B
A
R
«
Motores e pilhas

Montagem do suporte de pilhas

Monte o suporte de pilhas de acordo com a figura abaixo. Para tal deverá soldar os pequenos terminais metálicos aos fios do suporte e encaixá-los no respectivo suporte branco de duas entradas. Este suporte irá ser ligado nos terminais de alimentação ”+” e “-“ da placa no local indicado por “5V”. Tenha em atenção que quando o ligar deverá fazer coincidir o fio vermelho com o terminal positivo.

pilhas

Montagem dos fios dos motores

Monte os motores de acordo com a figura abaixo.

motores

Para tal deverá soldar um pequeno terminal metálico numa ponta do fio preto e outra na ponta do vermelho. Solde a outra ponta do fio vermelho ao terminal positivo do motor. O motor num dos terminais tem a indicação de polaridade com um (+). Solde o fio preto ao terminal negativo do motor.

Repita este processo para o segundo motor.

Após a montagem dos fios no motor, deverá montar os 4 parafusos brancos neste. No outro lado deverá colocar uma porca branca em cada um dos parafusos, ver figura acima. Esta porca é muito importante já que o suporte do motor é metálico, podendo criar curtos-circuitos na eletrônica.

Montagem dos motores na base e roda livre.

Identifique os locais de encaixe dos motores,  a figura abaixo mostra  o local de encaixe do motor esquerdo e  o local de encaixe dos parafusos do motor direito.

motores_fixar

O segundo passo deverá ser o seguinte em ambos os motores, incline o terminal positivo para dentro em direção ao centro do motor e o terminal negativo na direção contraria. Como se pode verificar na figura abaixo. Este procedimento é muito importante já que assim os terminais dos motores não tocam entre si.

motores3

Monte agora os motores nos locais indicados, verifique que não existe nenhum terminal de eletrônica a tocar na base metálica do motor.

Os fios do motor do lado esquerdo devem passar no orifício do lado das pilhas, os fios do motor do lado direito devem passar no outro orifício.

Deverá utilizar 8 porcas brancas para fixar os motores à placa. Aperte com força para garantir a estabilidade da posição dos mo-tores.

Finalmente monte as rodas, encaixando estas nos veios metálicos dos motores do Robô. Pegue agora nos terminais metálicos dos dois motores e encaixe-os nos respectivos suportes brancos de duas entradas. Os fios pretos devem ficar ligados do lado esquerdo e os fios vermelhos do lado direito do Robô.

O terminal correspondente ao motor da esquerda deve ser encaixado em ML e o motor da direita deverá ficar encaixado em MR. Ver a figura abaixo.

m3

Roda livre

Monte a roda livre passando quatro parafusos brancos nos orifícios desta e prenda estes parafusos utilizando as porcas brancas. Estas porcas vão criar uma altura que fará que quando o robô tiver os motores e as rodas montadas a placa fique horizontal.

Monte a roda livre na placa na zona traseira e utilize mais quatro porcas brancas para prender bem esta roda à placa. A posição deverá ficar como mostrado na figura abaixo.

motores2

 


Leave a Reply

http://www.xbot.com.br/help_kid_kidball/?page_id=214You must be logged in to post a comment.

»  Substance:WordPress   »  Style:Ahren Ahimsa
© XBot – Robótica para Educação, Pesquisa e Entretenimento © 2008/2013