SIDEBAR
»
S
I
D
E
B
A
R
«
Capacitores cerâmicos e tantalum, leds, botão de reset e terminais

Nesta seção mostra-se como devem ser soldados os capacitores cerâmicos e tantalum, os leds e o botão de reset. A ordem de montagem deverá ter em conta a altura dos componentes, já que se soldar um componente muito alto, torna-se depois difícil de soldar componentes mais baixos.

Inicie a montagem dos leds. Identifique o terminal positivo dos leds: o terminal positivo é o mais longo e o negativo é o mais curto. No desenho o terminal negativo corresponde ao lado plano.  Deverá soldar os leds verdes em L1 e TX e o led vermelho em RX.

Monte e solde o botão de Reset em S1. Solde 7 capacitores cerâmicos de 100nF em CC1, CC2, CC3, CC4, CC5, CA5 e CM2. Os capacitores cerâmicos estão ilustrados na figura abaixo.

Após soldar estes componentes a placa ficará com o aspecto da figura abaixo.

capacitores

Monte agora os capacitores de 15pF em CCZ1 e CCZ2. Monte um capacitor de 100nF em CA3, igual aos 7 montados anteriormente.

Finalmente identifique o capacitor de tantalum  e monte este em CA2. Verifique que na placa existe a indicação de um (+) que indica a posição do terminal positivo.

capacitores2

Vamos proceder agora à montagem dos terminais de ligação a alimentação, dos motores e dos pinos para os sensores. É incluída no kit uma barra de pinos, deverá cortar essa barra em 7 conjuntos de 3 pinos.

O usuário deverá soldar um primeiro conjunto em PB3 (paralelo ao Packde Resistências), para tal deverá colocar os três pinos no local destinado e soldar somente um da ponta. Após soldar o primeiro pino deverá verificar se os pinos estão perpendiculares à placa.

Caso não estejam deverá tentar aquecer o pino soldado e tentar movimentar os pinos até estes estarem perpendiculares. Quando estiverem perpendiculares poderá soldar os restantes dois pinos. Proceda da mesma forma para PB6 e PB7.

pinos

 


Leave a Reply

http://www.xbot.com.br/help_kid_kidball/?page_id=155You must be logged in to post a comment.

»  Substance:WordPress   »  Style:Ahren Ahimsa
© XBot – Robótica para Educação, Pesquisa e Entretenimento © 2008/2013