TSE01

Tecnologia para sistemas embarcados – Código TSE01

Objetivo: Aprimorar conhecimentos teóricos e práticos a respeito de sistemas embarcados com foco na programação de micro-controladores e arquitetura de sistemas computacionais. Especificamente, tecnologias MSP430 da Texas Instruments e programação de sensores utilizando linguagem C/C++. O curso possui uma carga horária de oito horas de teoria e oito horas de parte prática (laboratório). A parte prática será dada em laboratório com a presença de gigas didáticas contendo os micro-controladores, gravadores de chip e notebooks com a licença do software para programação dos micro-controladores (ImageCraft IDE for ICC 430) e compilação (NoICE 430).

Diferencial: Aquisição, por parte do profissional, da bancada educacional modelo Curumim e do gravador de chip ao final das atividades do curso. Isto permitirá que o mesmo continue praticando e manipulando o conhecimento gerado em sala de aula. O que potencializa o aprendizado. Além disso, este profissional passará a fazer parte de um fórum na Internet que permite a ele ampliar a rede de relacionamentos e trocar informações técnicas com outros profissionais e com a equipe técnica da empresa. 

Conteúdo: O curso está dividido em dois módulos. No primeiro módulo o foco é apresentar para o aluno o universo dos sistemas embarcados permitindo que ele tenha um entendimento de como aproveitar melhor o conteúdo do curso. Ajudar a alinhar os interesses dos alunos com a dinâmica do curso de aprendizagem. No segundo módulo é apresentar a questão da programação em C/C++ para embarcados, demonstrando noções das técnicas e formas de realizar o desenvolvimento dos sistemas. 

Carga horária: 16 horas (2 dias).
Período: 08:00hs às 12:00hs e das 13:00hs às 17:00hs (8 horas por dia).
Turma: 08 profissionais.
Aula prática: Dois profissionais por grupo.
Pré-requisitos: Conhecimentos de programação em C/C++ e noções de eletrônica. 
Público-alvo: Profissionais com formação nas áreas de computação, mecatrônica, eletrônica ou automação e controle. Que estejam buscando aprimorar suas aulas teóricas e práticas ou mesmo direcionar sua formação técnica para área de sistemas embarcados.
Ementa: Link (Obs.: é um modelo que pode sofrer modificações)

Competências desenvolvidas ao final do curso: 

• Capacidade de programar os micro-controladores;
• Capacidade de compreender o processo de desenvolvimento de software embarcado;
• Capacidade de analisar um sistema embarcado e proceder modificações neste software;
• Capacidade de apoiar o desenvolvimento de projetos envolvendo software embarcado.

Equipamento utilizado:

• Bancada educacional modelo Curumim.

Requisitos para realização do curso:

• Espaço físico adequado ao número de alunos, com mesa e cadeiras, tomadas disponíveis, ao menos um computador para cada grupo e projetor para passar os slides;
• Possuir gigas didáticas contendo os micro-controladores, gravadores de chip e notebooks com a licença do software para programação dos micro-controladores (ImageCraft IDE for ICC 430) e compilação (NoICE 430);
•  Instalar softwares básicos da bancada;