FRI02

Sci-soccer: Futebol de robôs para iniciantes – Código FRI02

Objetivo: O conhecimento adquirido permitirá aos participantes entenderem os conceitos que estão por trás do futebol de robôs e colocar para funcionar todo o sistema envolvido. O objetivo é permitir que cada participante possa ao final do curso saber jogar uma partida de futebol de robôs e gerar um algoritmo de estratégia.

Diferencial: Entendimento na prática de como funciona um sistema robótico para jogar futebol tanto da parte de hardware quanto da parte de software. Além disso, este aluno passará a fazer parte de um fórum na Internet que permite a ele ampliar a rede de relacionamentos e trocar informações técnicas com outros profissionais e com a equipe técnica da empresa.

Conteúdo: O curso está dividido em dois módulos. No primeiro módulo o foco é apresentar para o aluno as funcionalidades do Sci-soccer, como é realizada sua instalação em ambiente Linux (parte da câmera de captura e driver de comunicação) e manuseio do software de controle, além dos testes de hardware (movimento dos robôs, chute e drible; e comunicação entre o computador e os robôs). No segundo módulo o foco é ensinar como programar em linguagem C/C++ algumas estratégias e colocar os robôs para jogar uma partida de futebol.

Carga horária: 8 horas (1 dia).
Período: 08:00hs às 12:00hs e das 13:00hs às 17:00hs (8 horas por dia).
Turma: Até 08 alunos.
Aula prática: Dois alunos por time.
Pré-requisitos: Conhecimentos de programação em C/C++, noções de Linux e de eletrônica embarcada.
Público-alvo: Estudantes nas áreas de computação, mecatrônica, eletrônica ou automação e controle. Que estejam buscando ter seus primeiros contatos com a tecnologia robótica e aprender jogar futebol de robôs.
Ementa: Link (Obs.: é um modelo que pode sofrer modificações)

Competências desenvolvidas ao final do curso:

• Saber instalar o sistema Sci-soccer no Linux (câmera, software de controle e driver de comunicação);
• Capacidade de utilizar o software de controle e calibrar a câmera;
• Capacidade de programar um algoritmo de estratégia para jogar futebol;
• Jogar uma partida de futebol de robôs usando a plataforma Sci-soccer.

Robôs utilizados:

• Sci-Soccer.

Requisitos para realização do curso:

• Espaço físico adequado ao número de alunos, com mesa e cadeiras, tomadas disponíveis, ao menos um computador para cada grupo e projetor para passar os slides.
• Estruturas montadas: campo, iluminação, câmera e fiação necessária;

• Robôs testados através da giga de testes;
• Computador com Linux e placa de captura de vídeo instalada;
• Computador com o rádio base instalado corretamente;
• Consulte no menu “robôs utilizados” para mais detalhes sobre a instalação mínima exigida para o curso.