WKD01

WorkDeck: Introdução e aplicações – Código WKD01

Objetivo: Permitir que os usuários entendam a arquitetura da bancada multidisciplinar (software e hardware), o funcionamento dos sensores e microcontroladores existentes (PIC18F4550, Arduino UNO e ARM9), as formas de realizar a programação da plataforma, entendimento das funcionalidades dos módulos embarcados (sensores e atuadores) e, por fim, saibam programar e executar algumas aplicações que servirão de referência para modificações futuras por parte dos usuários.

Diferencial: Aprendizagem na prática das funcionalidades do WorkDeck. Além disso, este usuário passará a fazer parte de um fórum na Internet que permite a ele ampliar a rede de relacionamentos e trocar informações técnicas com outros profissionais e com a equipe técnica da empresa.

Conteúdo: O curso está dividido em três módulos. No primeiro módulo, o foco é apresentar para o aluno a arquitetura de hardware e software do WorkDeck e como é realizada a instalação e manuseio do software da giga de teste (windows). Também ensinar como realizar a programação dos robôs tanto na forma master-slave quanto na forma autônoma. No segundo módulo o foco é apresentar as funcionalidades de todos os sensores e aturadores, incluindo a transmissão de imagens digitais. Também a forma de programação dos módulos embarcados. No terceiro módulo serão desenvolvidos alguns exercícios práticos para aprendizagem do funcionamento da plataforma para que o usuário consiga, posteriormente, utilizar como referência para suas aplicações.

Carga horária: 16 horas (2 dias).
Período: 08:00hs às 12:00hs e das 13:00hs às 17:00hs (8 horas por dia).
Turma: Até 10 alunos.
Aula prática: Dois a três alunos por grupo.
Pré-requisitos: Conhecimentos de programação em C/C++, C#, noções de eletrônica e Linux.
Público-alvo: Pesquisadores e estudantes nas áreas de computação, mecatrônica, eletrônica ou automação e controle. Que estejam buscando aprimorar seus conhecimentos envolvendo tecnologia robótica e aplicações utilizando robôs móveis.
Ementa: pedir por email para faleconosco @ xbot.com.br

Competências desenvolvidas ao final do curso:

  • Capacidade de gravar os micro-controladores.
  • Capacidade de integrar diferentes sensores e atuadores aos micro-controladores.
  • Capacidade de desenvolver softwares básicos para os micro-controladores.
  • Capacidade de comunicar um micro-controlador para receber dados de um computador externo (ou outro dispositivo) em tempo real;
  • Capacidade de compreender o processo de desenvolvimento de software embarcado;
  • Capacidade de analisar um sistema embarcado e proceder modificações neste software.

Bancada utilizado:

• WorkDeck.

Requisitos para realização do curso:

• Espaço físico adequado ao número de alunos, com mesa e cadeiras, tomadas disponíveis, ao menos um computador para cada grupo e projetor para passar os slides.
• Bancada funcionando e comunicação sem fio funcionando;
• Computadores com Linux e Windows;
• Licença e instalação do Visual Studio Professional 2008 ou mais.

Deixe uma resposta