PSI05

Programação para sistemas embarcados – Código PSI05

Objetivo: Aprimorar conhecimentos teóricos e práticos a respeito de sistemas embarcados com foco na programação de micro-controladores e arquitetura de sistemas computacionais. Especificamente, tecnologias ARM, PIC, MSP430, Arduino, e programação de sensores (bússola, GPS, acelerômetro, etc) utilizando linguagem C/C++. O curso possui uma carga horária de 84 horas, sendo 30 horas de teoria, 30 horas de parte prática (laboratório) e 24 horas de projeto prático. As aulas práticas serão dadas em laboratório com a presença de gigas didáticas contendo os micro-controladores com acionadores e sensores.

Conteúdo: O curso possui quatro módulos divididos em 14 dias com duração de seis horas por dia. Essas horas são divididas em aula teórica, aula prática em laboratório e aula de projeto prático. No primeiro módulo o foco é apresentar para o aluno o universo dos sistemas embarcados permitindo que ele tenha um entendimento de como aproveitar melhor o conteúdo do curso. Ajudar a alinhar os interesses dos alunos com a dinâmica do curso de aprendizagem. No segundo módulo é aprofundar-se na questão da programação em C/C++ para embarcados, demonstrando técnicas e formas de realizar o desenvolvimento dos sistemas. No terceiro módulo o foco é realizar a interação com a programação dos micro-controladores ARM9, MSP430 e PIC, além do Arduino. O objetivo do quarto módulo é aplicar na prática o aprendizado adquirido durante o curso, proporcionando um início de implementação de um projeto prático de curta duração de interesse do aluno. A proposta é que sejam equipes de duas pessoas que irão realizar um trabalho prático ao longo do período do curso. 

Carga horária: 84 horas.
Período: 6 ou 8 horas por dia.
Turma: 16 alunos.
Aula em laboratório: Dois alunos por grupo.
Projeto prático: Dois alunos por grupo.
Pré-requisitos: Conhecimentos de programação em C/C++, C#, noções sobre sensores, atuadores e arduino. 

Público-alvo: Jovem que esteja cursando um ensino médio técnico (último ano) ou mesmo graduação (a partir do terceiro ano) nas áreas de computação, mecatrônica, eletrônica ou automação e controle. Também podem participar pessoas formadas em cursos técnicos ou graduação nas áreas citadas anteriormente e que estejam buscando oportunidade de entrar no mercado de trabalho ou direcionar suas carreiras para área de sistemas embarcados. As avaliações serão por meio de prova prática em laboratório e análise do projeto prático.
Ementa: Link (Obs.: é um modelo que pode sofrer modificações)

Competências desenvolvidas ao final do curso: 

• Capacidade de programar os micro-controladores;
• Capacidade de compreender o processo de desenvolvimento de software embarcado;
• Capacidade de analisar um sistema embarcado e proceder modificações neste software;
• Capacidade de apoiar o desenvolvimento de projetos envolvendo software embarcado.

Requisitos para realização do curso:

• Aquisição de robôs (Kid, Curumim, Robodeck) e bancadas com arquitetura ARM, PIC, MSP430, Arduino;
• Gravadores e computadores com softwares instalados e licenciados;
• Local adequado e preparado para o curso;
• Baterias carregadas para os dias dos cursos;